quinta-feira, 10 de junho de 2010

João Abreu recebe a medalha Manoel Bequimão



A Assembleia Legislativa concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Bequimão, maior honraria oferecida pela Casa, ao político e empresário João Guilherme Oliveira de Abreu, em sessão especial realizada na manhã de hoje (09). A solenidade contou com a presença de autoridades, políticos, amigos e familiares de João Abreu.
A homenagem foi concedida através do Decreto Legislativo 009/2010, de autoria do deputado Alberto Franco (PMDB). Foi dele as palavras que justificaram a escolha e entrega da medalha. Ele lembrou as atuações do homenageado em prol da sociedade maranhense, entre elas a carreira como gerente de Qualidade de Vida durante o período de 1999 a 2002, na secretaria estadual de saúde, e, também, presidente do Conselho Deliberativo da Caema, na mesma época.

“Essa é uma justa e merecida homenagem ao homem que aprendi a admirar pela trajetória política e empreendedora. Esses atributos fazem do Dr. João Abreu um homem querido e respeitado, tanto que a homenagem foi reconhecida por unanimidade entre os parlamentares. A entrega desta medalha do Mérito Legislativo é um reconhecimento a trajetória deste homem de caráter forte e espírito de lealdade”, disse o deputado Alberto Franco, em pronunciamento na tribuna da Casa.

Em agradecimento à homenagem, João Abreu lembrou as atuações políticas que, conforme ele destacou, sempre em prol do interesse do Maranhão. “Agradeço a todos por esta homenagem, mediante a proposta do deputado Alberto Franco e aprovada por unanimidade. É uma satisfação porque, no momento que somos agraciados com essa medalha, é um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos quando no exercício de cargos públicos. Durante todo tempo, sempre coloquei o interesse do estado acima de tudo”, destacou o homenageado, apontando o compromisso com os maranhenses.

Na cerimônia, presidida pelo deputado Antônio Pereira (DEM), além de parlamentares, autoridades, amigos e familiares, também estiveram presentes o secretário de estado da Fazenda, Cláudio Trinchão, a vice-prefeita de São Luís, Helena Maria Duailibe Ferreira, o senador Edison Lobão Filho, o desembargador federal do trabalho Gerson de Oliveira e representando o poder judiciário, a desembargadora Dulce Clementina.

APOIO A HOMENAGEM

No uso da tribuna durante a sessão desta manhã, o deputado Afonso Manoel (PMDB) também destacou a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a João Guilherme de Abreu. O parlamentar atribuiu suas palavras não ao exercício político do homenageado, mas pela atuação no ramo empresarial, lembrando quando foi presidente do Clube de Diretores de Lojistas em São Luis, por oito anos, João Abreu foi vice-presidente da entidade.

“Por duas vezes tive a feliz coincidência de trabalhar em parceria com João Abreu, uma na CDL, quando fui presidente e ele vice-presidente, em outra oportunidade, na Associação Comercial do Maranhão, que hoje tem mais de 150 anos, novamente com os mesmos cargos. João Abreu sempre trabalhou com a mesma dignidade, com o mesmo respeito e olhando pra frente”, afirmou, reconhecendo os trabalhos do homenageado enquanto administrador de instituições maranhenses.

HISTÓRICO PESSOAL E PROFISSIONAL

João Guilherme Oliveira de Abreu é natural de Cururupu (MA), filho de Walter Picanço de Abreu e Zilma Carmo Oliveira. Casado com Silvana Furtado Duailibe de Abreu, pai de três filhas: Juliana Duailibe de Abreu Fonseca, Giovana Duailibe de Black e Ticiana Duailibe de Abreu Valente. Avô de Nicole Duailibe de Abreu Fonseca, Catarina Duailibe de Abreu Fonseca e Laura Dualibe de Abreu Valente.

O homenageado é graduado em Ciências Contábeis e bacharel em Direito. Já exerceu atividades como empresário dos ramos têxtil e imobiliário. É proprietário da “Abreu Tecidos” e do Jaracaty Shopping Center. Exerceu cargos de vice-presidente e presidente em exercício da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), tesoureiro, vice-presidente e presidente em exercício da Associação Comercial do Maranhão (ACM), presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE por duas gestões. É membro efetivo do Conselho Superior da ACM.

Na vida política, ocupou cargo de secretário de estado como Gerente de Qualidade de Vida no período de 1999 e 2002, nessa mesma época, foi presidente do Conselho Deliberativo da Caema. Foi secretário chefe da Casa Civil de abril de 2009 a abril de 2010. Também atuou no Conselho Deliberativo da Empresa de Administração Portuária (Emap) entre abril de 2009 e abril de 2010, período que esteve no Conselho de Gestão estratégica do Governo do Maranhão, bem como de Política Salarial do Governo do Maranhão. Já pertenceu ao PSDB e DEM, onde exerceu o cargo de tesoureiro da executiva regional, atualmente é filiado ao PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário