quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Assembleia Legislativa realiza 1ª Jornada Ecológica

Maria Spíndola
Agência Assembleia



Na manhã desta quinta-feira (17) foi realizada a 1ª Jornada Ecológica da Assembleia Legislativa do Maranhão (Ecoassembleia). A jornada é parte das ações do Núcleo de Gestão Ambiental, criado esta semana por meio de projeto de resolução legislativa de autoria do deputado Alberto Franco (PMDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia da AL. A programação começou às 9h, com a inauguração do "Escritório Verde", sede do núcleo, e com o plantio de mudas de árvores nativas ao redor do prédio do Legislativo Estadual.
Participaram do mutirão de plantio estudantes de universidades públicas e particulares, o Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista, membros do Exército, servidores da Casa e representantes de empresas particulares e da sociedade civil. A solenidade de abertura da jornada teve a participação da Banda de Música do 24º Batalhão de Caçadores.

Um ciclo de palestras também fez parte da 1ª Jornada Ecológica da AL. O deputado Alberto Franco apresentou um balanço das ações da Comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia no ano de 2009. Auridenes Matos (Ciea/Regeama) falou sobre as "experiências da sociedade civil em gestão ambiental compartilhada". O coordenador executivo de relações institucionais da Vale, José Carlos Sousa, sobre "experiências e parcerias sócio-ambientais". As "tecnologias ambientais na AL" foram abordadas por Fábio Augusto dos Santos, coordenador da Estação de Tratamento de Esgoto. E o secretário estadual de meio ambiente, Washington Rio Branco, fez palestra sobre a "Estação Ecológica do Rangedor".

No encerramento da jornada, foi assinado um "Protocolo de Intenção" de ações articuladas para preservação do Sítio do Rangedor. Para o deputado Alberto Franco, a jornada tem o objetivo principal de tentar reverter a degradação ambiental causada pela construção de prédios na área da reserva ecológica. "Começamos esse trabalho e vamos continuar.

Precisamos resgatar a vegetação que foi devastada. Não vamos parar. Nessa 1ª jornada são 2.200 mudas e em janeiro plantaremos mais 2.500 mudas de árvores nativas. Convidamos a todos para participar. O Sítio do Rangedor é o pulmão da nossa cidade", disse Alberto Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário