segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

DEPUTADO ALBERTO FRANCO QUER NOVA ESTALAÇÃO PARA A CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LUIS





RACCIELE OLIVAS/AG.ASSEMBLÉIA

O SENHOR DEPUTADO ALBERTO FRANCO (sem revisão do orador) – Bom, eu estou na tribuna com relação a essa matéria para desmistificar, desfazer alguns posicionamentos de colegas porque se faz necessário o argumento de que nós não estamos votando contra os vereadores. Todos sabem que eu fui vereador de São Luís e eu sei da necessidade da Câmara dos Vereadores ter uma nova instalação, adequada, moderna, para desenvolver suas atividades. Todos nós sabemos. Agora, preciso esclarecer o seguinte: eu entendo, deputado Manoel Ribeiro, que os vereadores de São Luís merecem algo muito melhor do que aquilo que está ali. Os vereadores de São Luís merecem uma Câmara muito mais moderna, muito melhor, arquitetonicamente falando de engenharia, do que aquilo ali. Aquele prédio não serve para acomodar os 32 vereadores da próxima legislatura, não comporta. Nós éramos 42 dois deputados... Aqui está presente o vereador Armando Costa, grande companheiro amigo. Senhor Presidente, nós éramos 42 deputados, mas somente 12 deputados tinham instalações de banheiro nos seus gabinetes, os outros não dispunham de instalação necessária para desenvolver suas atividades. E para o ano, na próxima legislatura, serão 32 vereadores. Portanto, aquelas instalações não servem para a Câmara Municipal. Só para concluir, Senhor Presidente, eu ouvi o presidente da Câmara dizer, e isso é fato, senhores da imprensa, senhores jornalistas, senhores deputados e deputadas, que há um compromisso da governadora Roseana Sarney e do prefeito Castelo em construir uma moderna Câmara Municipal para os vereadores. É assim que deve ser feito, uma Câmara Moderna, à altura do merecimento dos vereadores. Isso é o que nós defendemos. Assim como nós estamos instalados numa Assembleia moderna, com instalações adequadas, suficientes, os vereadores também merecem a mesma coisa. Acabei de falar com o desembargador, e eles precisam do prédio para, daqui a 60 dias, instalarem o Centro Administrativo do Poder Judiciário que vai atender as demandas da sociedade e vai ter a mesma utilidade para o povo do Maranhão se fosse destinado à Câmara Municipal. Os vereadores da nossa cidade vão ter sim, com os recursos do Governo do Estado e do Poder Municipal, uma Câmara adequada e à altura dos seus merecimentos. E aí vai funcionar, pelo meu voto, um Departamento Administrativo do Poder Judiciário, que ali só serve para isso, aquelas instalações servem para funcionar um museu, ali serve para funcionar um órgão público, mas não uma Câmara de Vereadores, que tem que ter instalações modernas e atuais. Portanto, eu quero aqui manifestar o meu voto, pedir que os colegas votem pela doação ao Poder Judiciário, porque em breve nós vamos trabalhar, se depender da Assembleia, nós vamos fazer gestão junto ao Governo do Estado para que a governadora contribua com a imediata construção de um prédio novo e moderno para os vereadores de São Luís, que merecem instalações mais modernas.
A SENHORA DEPUTADA GARDÊNIA CASTELO - Deputado Alberto, permite um aparte?

O SENHOR DEPUTADO ALBERTO FRANCO – Sim, concedo.

A SENHORA DEPUTADA GARDÊNIA CASTELO (aparte) – Olhe, primeiro o vereador Pereirinha disse hoje cedo na imprensa que quer o prédio sim depois do compromisso assumido pelo prefeito João Castelo em recuperar aquele prédio para que a Câmara possa muito bem utilizá-lo. Portanto, deputado, as coisas são dinâmicas, se, em algum momento, o Presidente Pereirinha disse que não queria, hoje mesmo ele já disse que quer o prédio. Inclusive disse aqui para o Deputado João Batista que teve a iniciativa de telefonar para ele cedo, agora realmente o plenário é soberano e vai decidir. Mas é bom que o plenário saiba que o Presidente Pereirinha quer o prédio para a Câmara e que o compromisso do prefeito é de recuperar o prédio e entregar em condições de perfeito uso para a Câmara Municipal de São Luís.

O SENHOR DEPUTADO ALBERTO FRANCO - Senhor Presidente, só para concluir quero desertificar da seguinte forma, entendo que se o Presidente da Câmara Municipal de São Luís desejasse esse prédio, se os vereadores de São Luís desejassem esse prédio, o Presidente da Câmara teria vindo ao Parlamento Estadual conversar com a Mesa Diretora da Assembleia, conversar com os deputados para pedir o apoio e isso não foi feito, senhores da imprensa, senhores deputados. O Presidente nem oficio sequer, nem expediente sequer encaminhou ao Presidente Marcelo Tavares demonstrando interesse na aquisição do prédio e isso não me parece estar muito claro, até porque da forma como está posto o projeto de iniciativa do Deputado Joaquim, o prédio não será doado nem para a Câmara, e sim para a Prefeitura de São Luís. Portanto, não há nem a segurança de que o prédio, definitivamente, será destinado à Câmara, mas sim à Prefeitura de São Luís. Portanto, acho que devemos dar essa contribuição ao Poder Judiciário e lutar, os 42 deputados, para que a Governadora Roseana Sarney e o Prefeito João Castelo possam, juntos, já que estão juntos. E isso é bom, Deputada Gardênia, ver o Prefeito Castelo junto com a Governadora Roseana Sarney, porque assim vamos poder construir muita coisa no Maranhão, inclusive a nova Câmara de Vereadores, da nossa cidade. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário