segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Audiência pública discute relatório de conferências do meio ambiente


A comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, realizou na tarde desta quinta–feira (03) audiência pública, em que foi discutido e apresentado o relatório do Acompanhamento das Demandas das Conferências de Meio Ambiente do Maranhão. Outro objetivo da audiência foi discutir a elaboração de um documento que será entregue para a governadora Roseana Sarney (PMDB).
De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia da AL, deputado Alberto Franco (PMDB), o documento será elaborado pela assessoria técnica da comissão e terá as assinaturas dos representantes das entidades ligadas à preservação do meio ambiente.
Durante a audiência, foram discutidos ainda os seguintes temas: recursos hídricos, mudanças climáticas, desertificação e saneamento.
Segundo o presidente da comissão, deputado Alberto Franco, o Maranhão possuiu uma grande capacidade hídrica, principalmente em águas subterrâneas.
Ele chamou atenção para alguns sinais de desertificação que já podem ser notados em algumas regiões do Estado. Além de mudanças climáticas.
O ponto mais discutido durante a audiência foi em relação à falta de saneamento, que é responsável por grande parte da degradação ambiental.

O deputado citou como exemplo a falta de rede de esgoto na capital maranhense. Grande parte da cidade não é saneada. Ele voltou a lembrar a quantidade de toneladas de dejetos in-natura que são jogados diariamente nas praias e nos rios de São Luis. “Infelizmente, São Luís é uma ilha cercada de fezes por todos os lados”, disse.
Representantes de entidades denunciaram que todo o esgoto do Socorrão II na Cidade Operária é despejado na bacia de São José de Ribamar, levando contaminação para as praias, rios e lençóis freáticos.
Participaram da audiência os deputados Penaldon Jorge (PSC), Rigo Teles, Victor Mendes, Antônio Bacelar e o depudado federal Sarney Filho, todos do Partido Verde, além de representantes de entidades ligados à defesa do meio ambeinte e secretários de meio ambiente de vários municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário