terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Alberto Franco destaca ações da Assembleia em 2009



O deputado Alberto Franco (PMDB) destacou, na sessão desta terça-feira (22), o trabalho realizado em 2009 pela Assembleia Legislativa, a exemplo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Euromar, criada e presidida por ele, e a CPI da Pedofilia, ainda em andamento, sob a presidência da deputada Elisiane Gama (PPS). Franco enalteceu também a realização de painéis, as audiências públicas, os embates que foram travados, os projetos aprovados, e parabenizou a Mesa Diretora da Casa e agradeceu aos colegas e à imprensa pelo destaque dado a essas ações.

No próximo ano, Alberto Franco disse que vai continuar lutando em torno de alguns temas, como a efetivação da metropolização, pela construção do Memorial da Imprensa, do Museu Audiovisual da Imprensa, porque a história da imprensa do Maranhão é muito rica, e pela implantação das ZPE's - Zona de Processamento de Exportação, que é uma iniciativa do senador José Sarney, que já está aprovada e precisa ser instalada no Maranhão.

O deputado do PMDB afirmou que vai continuar lutando também pela criação da Escola Estadual da Residência Pedagógica para formar e qualificar professores, pelo Projetra, que é o Programa Jovem Educando para o Trabalho, para tirar os adolescentes das rotatórias e dar a eles ofício, renda, dignidade e cidadania. Alberto Franco revelou que pretende dar uma atenção especial para a questão da gestão ambiental, mantendo ações de combate à devastação quase que total da Grande São Luís por conta do crescimento provocado pela política habitacional. “Pretendemos, pelo menos, se não for possível conter o avanço das habitações, que é uma necessidade, mas preservar integralmente as estações ecológicas, os sítios ecológicos, as reservas de preservação permanente, que são a nos sa luta”, explicou.

Alberto Franco assegurou que “tudo foi uma luta que culminou com o Eco-Assembleia, com a inauguração do Escritório Verde, com a previsão de plantarmos com o apoio do presidente Marcelo Tavares, quase cinco mil mudas nativas, 2.200 compradas pela Assembleia, 2.500 doadas pela Vale, e nós vamos com isso cicatrizar a ferida que foi aberta por ocasião da construção do nosso prédio”.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

DEPUTADO ALBERTO FRANCO QUER NOVA ESTALAÇÃO PARA A CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LUIS





RACCIELE OLIVAS/AG.ASSEMBLÉIA

O SENHOR DEPUTADO ALBERTO FRANCO (sem revisão do orador) – Bom, eu estou na tribuna com relação a essa matéria para desmistificar, desfazer alguns posicionamentos de colegas porque se faz necessário o argumento de que nós não estamos votando contra os vereadores. Todos sabem que eu fui vereador de São Luís e eu sei da necessidade da Câmara dos Vereadores ter uma nova instalação, adequada, moderna, para desenvolver suas atividades. Todos nós sabemos. Agora, preciso esclarecer o seguinte: eu entendo, deputado Manoel Ribeiro, que os vereadores de São Luís merecem algo muito melhor do que aquilo que está ali. Os vereadores de São Luís merecem uma Câmara muito mais moderna, muito melhor, arquitetonicamente falando de engenharia, do que aquilo ali. Aquele prédio não serve para acomodar os 32 vereadores da próxima legislatura, não comporta. Nós éramos 42 dois deputados... Aqui está presente o vereador Armando Costa, grande companheiro amigo. Senhor Presidente, nós éramos 42 deputados, mas somente 12 deputados tinham instalações de banheiro nos seus gabinetes, os outros não dispunham de instalação necessária para desenvolver suas atividades. E para o ano, na próxima legislatura, serão 32 vereadores. Portanto, aquelas instalações não servem para a Câmara Municipal. Só para concluir, Senhor Presidente, eu ouvi o presidente da Câmara dizer, e isso é fato, senhores da imprensa, senhores jornalistas, senhores deputados e deputadas, que há um compromisso da governadora Roseana Sarney e do prefeito Castelo em construir uma moderna Câmara Municipal para os vereadores. É assim que deve ser feito, uma Câmara Moderna, à altura do merecimento dos vereadores. Isso é o que nós defendemos. Assim como nós estamos instalados numa Assembleia moderna, com instalações adequadas, suficientes, os vereadores também merecem a mesma coisa. Acabei de falar com o desembargador, e eles precisam do prédio para, daqui a 60 dias, instalarem o Centro Administrativo do Poder Judiciário que vai atender as demandas da sociedade e vai ter a mesma utilidade para o povo do Maranhão se fosse destinado à Câmara Municipal. Os vereadores da nossa cidade vão ter sim, com os recursos do Governo do Estado e do Poder Municipal, uma Câmara adequada e à altura dos seus merecimentos. E aí vai funcionar, pelo meu voto, um Departamento Administrativo do Poder Judiciário, que ali só serve para isso, aquelas instalações servem para funcionar um museu, ali serve para funcionar um órgão público, mas não uma Câmara de Vereadores, que tem que ter instalações modernas e atuais. Portanto, eu quero aqui manifestar o meu voto, pedir que os colegas votem pela doação ao Poder Judiciário, porque em breve nós vamos trabalhar, se depender da Assembleia, nós vamos fazer gestão junto ao Governo do Estado para que a governadora contribua com a imediata construção de um prédio novo e moderno para os vereadores de São Luís, que merecem instalações mais modernas.
A SENHORA DEPUTADA GARDÊNIA CASTELO - Deputado Alberto, permite um aparte?

O SENHOR DEPUTADO ALBERTO FRANCO – Sim, concedo.

A SENHORA DEPUTADA GARDÊNIA CASTELO (aparte) – Olhe, primeiro o vereador Pereirinha disse hoje cedo na imprensa que quer o prédio sim depois do compromisso assumido pelo prefeito João Castelo em recuperar aquele prédio para que a Câmara possa muito bem utilizá-lo. Portanto, deputado, as coisas são dinâmicas, se, em algum momento, o Presidente Pereirinha disse que não queria, hoje mesmo ele já disse que quer o prédio. Inclusive disse aqui para o Deputado João Batista que teve a iniciativa de telefonar para ele cedo, agora realmente o plenário é soberano e vai decidir. Mas é bom que o plenário saiba que o Presidente Pereirinha quer o prédio para a Câmara e que o compromisso do prefeito é de recuperar o prédio e entregar em condições de perfeito uso para a Câmara Municipal de São Luís.

O SENHOR DEPUTADO ALBERTO FRANCO - Senhor Presidente, só para concluir quero desertificar da seguinte forma, entendo que se o Presidente da Câmara Municipal de São Luís desejasse esse prédio, se os vereadores de São Luís desejassem esse prédio, o Presidente da Câmara teria vindo ao Parlamento Estadual conversar com a Mesa Diretora da Assembleia, conversar com os deputados para pedir o apoio e isso não foi feito, senhores da imprensa, senhores deputados. O Presidente nem oficio sequer, nem expediente sequer encaminhou ao Presidente Marcelo Tavares demonstrando interesse na aquisição do prédio e isso não me parece estar muito claro, até porque da forma como está posto o projeto de iniciativa do Deputado Joaquim, o prédio não será doado nem para a Câmara, e sim para a Prefeitura de São Luís. Portanto, não há nem a segurança de que o prédio, definitivamente, será destinado à Câmara, mas sim à Prefeitura de São Luís. Portanto, acho que devemos dar essa contribuição ao Poder Judiciário e lutar, os 42 deputados, para que a Governadora Roseana Sarney e o Prefeito João Castelo possam, juntos, já que estão juntos. E isso é bom, Deputada Gardênia, ver o Prefeito Castelo junto com a Governadora Roseana Sarney, porque assim vamos poder construir muita coisa no Maranhão, inclusive a nova Câmara de Vereadores, da nossa cidade. Muito obrigado.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Assembleia Legislativa realiza 1ª Jornada Ecológica

Maria Spíndola
Agência Assembleia



Na manhã desta quinta-feira (17) foi realizada a 1ª Jornada Ecológica da Assembleia Legislativa do Maranhão (Ecoassembleia). A jornada é parte das ações do Núcleo de Gestão Ambiental, criado esta semana por meio de projeto de resolução legislativa de autoria do deputado Alberto Franco (PMDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia da AL. A programação começou às 9h, com a inauguração do "Escritório Verde", sede do núcleo, e com o plantio de mudas de árvores nativas ao redor do prédio do Legislativo Estadual.
Participaram do mutirão de plantio estudantes de universidades públicas e particulares, o Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista, membros do Exército, servidores da Casa e representantes de empresas particulares e da sociedade civil. A solenidade de abertura da jornada teve a participação da Banda de Música do 24º Batalhão de Caçadores.

Um ciclo de palestras também fez parte da 1ª Jornada Ecológica da AL. O deputado Alberto Franco apresentou um balanço das ações da Comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia no ano de 2009. Auridenes Matos (Ciea/Regeama) falou sobre as "experiências da sociedade civil em gestão ambiental compartilhada". O coordenador executivo de relações institucionais da Vale, José Carlos Sousa, sobre "experiências e parcerias sócio-ambientais". As "tecnologias ambientais na AL" foram abordadas por Fábio Augusto dos Santos, coordenador da Estação de Tratamento de Esgoto. E o secretário estadual de meio ambiente, Washington Rio Branco, fez palestra sobre a "Estação Ecológica do Rangedor".

No encerramento da jornada, foi assinado um "Protocolo de Intenção" de ações articuladas para preservação do Sítio do Rangedor. Para o deputado Alberto Franco, a jornada tem o objetivo principal de tentar reverter a degradação ambiental causada pela construção de prédios na área da reserva ecológica. "Começamos esse trabalho e vamos continuar.

Precisamos resgatar a vegetação que foi devastada. Não vamos parar. Nessa 1ª jornada são 2.200 mudas e em janeiro plantaremos mais 2.500 mudas de árvores nativas. Convidamos a todos para participar. O Sítio do Rangedor é o pulmão da nossa cidade", disse Alberto Franco.

ANALFABETOS CIBERNÉTICOS


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os preferidos de São Luís para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa

A pesquisa do Instituto de Opinião Pública (IOP), divulgada hoje no
Décio Sá, traz uma informação interessante sobre as eleições proporcionais.O deputado estadual Alberto Franco (PMDB) é o nome mais lembrado entre os eleitores de São Luís. Seu colega de dobradinha, Pinto Itamaraty (PSDB), também é o preferido para a Câmara Federal.
A pesquisa IOP, divulgada em primeira mão por Décio, revela ainda que, para a Assembléia, outros nomes lembrados são Raimundo Cutrim (DEM), Ricardo Murad (PMDB), Pavão Filho (PDT), Eliziane Gama (PPS) e Afonso Manoel (PMDB).Destaque para Afonso Manoel e Eliziane Gamaa. O primeiro, ligado à Igreja Católica, mostra que mantém a força eleitoral que o fez o mais votado na capital e no estado em 2006.Eliziane Gama, por sua vez, demonstra força eleitoral em São Luís, ancorada no movimento evangélico e no bom desempenho no primeiro mandato, o que a fez suplantar a ex-deputada Telma Pinheiro (PSDB).Um dado impressionante: 70% dos entrevistados não souberam opinar neste quesito.Além de Itamaraty, são lembrados para a Câmara Federal Flávio Dino (PCdoB), Cléber Verde (PRB), Sarney Filho (PV), Domingos Dutra (PT), Pedro Fernandes (PTB), Edivaldo Holanda Jr. (PTC) e Wladir Maranhão (PR).A presença de Holanda Júnior, único representante na lista sem mandato federal, mostra a força de sua pré-campanha rumo a Brasília.Também surpreende a presença de Cléber Verde, desgastado por uma campanha equivocada de prefeito e uma pasagem desastrosa pelo comando do Moto Clube.
O IOP ouviu 2.491 eleitores entre os dias 10 e 20 de novembro.


Roseana lidera pesquisa até em SLZ; Jackson é 3º

Pesquisa do IOP (Instituto de Opinão Pública) feita entre os dias 10 e 20 de novembro com 2.491 entrevistados, obtida mais uma vez com exclusividade pelo blog, mostra que a governadora Roseana Sarney (PMDB) lidera as intenções de voto até em São Luís, tradicional reduto da oposição, caso tente disputar a reeleição ao Palácio dos Leões. No levantamento esimulado, quando os nomes dos candidatos são mostrados ao eleitor, ela tem 48,8% contra 23,24% de Flávio Dino (PCdoB) e apenas 14,09% do cassado Jackson Lago (PDT).O pedetista lidera o índice de rejetição com 37,41%, contra 21,80% de Roseana (foto) e 14,09% de Flávio Dino, o que é um número considerado alto para um político em início de carreira. O governo Roseana é “ótimo” e “bom” para 48,97% dos entrevistados. Ja administração do prefeito João Castelo (PSDB) é tida como “otima” e “boa” para 34,33% das pessoas ouvidas no levantamento. A margem de erro da pesquisa é de 2,5%.
IOP também apontou o deputado Alberto Franco (PMDB) como o mais citado entre os candidatos a uma vaga na Assembleia, Pinto Itamaraty (PSDB) para a Câmara e Rose Sales como a melhor vereadora da capital. Isso num cenário onde cerca de 70% dos pesquisados não quiseram ou não souberam opinar.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Audiência pública discute relatório de conferências do meio ambiente


A comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, realizou na tarde desta quinta–feira (03) audiência pública, em que foi discutido e apresentado o relatório do Acompanhamento das Demandas das Conferências de Meio Ambiente do Maranhão. Outro objetivo da audiência foi discutir a elaboração de um documento que será entregue para a governadora Roseana Sarney (PMDB).
De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia da AL, deputado Alberto Franco (PMDB), o documento será elaborado pela assessoria técnica da comissão e terá as assinaturas dos representantes das entidades ligadas à preservação do meio ambiente.
Durante a audiência, foram discutidos ainda os seguintes temas: recursos hídricos, mudanças climáticas, desertificação e saneamento.
Segundo o presidente da comissão, deputado Alberto Franco, o Maranhão possuiu uma grande capacidade hídrica, principalmente em águas subterrâneas.
Ele chamou atenção para alguns sinais de desertificação que já podem ser notados em algumas regiões do Estado. Além de mudanças climáticas.
O ponto mais discutido durante a audiência foi em relação à falta de saneamento, que é responsável por grande parte da degradação ambiental.

O deputado citou como exemplo a falta de rede de esgoto na capital maranhense. Grande parte da cidade não é saneada. Ele voltou a lembrar a quantidade de toneladas de dejetos in-natura que são jogados diariamente nas praias e nos rios de São Luis. “Infelizmente, São Luís é uma ilha cercada de fezes por todos os lados”, disse.
Representantes de entidades denunciaram que todo o esgoto do Socorrão II na Cidade Operária é despejado na bacia de São José de Ribamar, levando contaminação para as praias, rios e lençóis freáticos.
Participaram da audiência os deputados Penaldon Jorge (PSC), Rigo Teles, Victor Mendes, Antônio Bacelar e o depudado federal Sarney Filho, todos do Partido Verde, além de representantes de entidades ligados à defesa do meio ambeinte e secretários de meio ambiente de vários municípios do Estado.