sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Alberto Franco volta a defender plano cicloviário para São Luís 19/11/2009


O deputado Alberto Franco (PMDB) ocupou nesta quinta-feira (19), a tribuna da Assembleia Legislativa, para registrar a resposta do prefeito João Castelo (PSDB) a uma indicação de sua autoria, em que propunha sugestões ao chefe do Executivo municipal, no sentido de que ele tomasse providências para criação de um Plano Cicloviário para a capital.

Em seu pronunciamento, o deputado ressaltou sua preocupação com o bem estar da população em relação ao transporte público de qualidade e principalmente com o trânsito de São Luís e que, segundo ele, já é caótico. “Todos sabem da minha preocupação com relação ao transporte coletivo da grande São Luís, todos sabemos da expectativa de uma explosão populacional nessa ilha com a construção da Refinaria Premium da Petrobras, com a possibilidade da construção de uma Base Naval da Marinha e tantos outros empreendimentos e investimentos que vêm para esta grande ilha”.

O deputado explica que é por conta dessa realidade e pensando no futuro que se faz importante um Plano Cicloviário para São Luis. “Solicitamos informações à Prefeitura, sobre o Plano Diretor Cicloviário. Porque as pessoas estão a fomentar o transporte coletivo convencional e sabemos que precisamos estimular o transporte de bicicleta, que é um transporte que não polui e que faz bem à saúde e que descongestiona”, disse.

Alberto Franco lembrou que o projeto de duplicação da MA que dá acesso a São Luís, por ocasião da Refinaria da Petrobras, não constava a construção de uma ciclovia. Ele disse que na oportunidade sugeriu ao prefeito João Castelo a elaboração programa “Easy Bike”, “um programa que estimula para que as pessoas pudessem sair de suas casas nos finais de semana, de bicicleta, para ir à praia, praticar esportes, para não congestionar o trânsito, que é um transporte saudável”.

RESPOSTA
O prefeito João Castelo disse que através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, foi contratada uma consultoria técnica para a elaboração do Plano de Circulação Viária, do Plano de Transporte em Terminais de Integração de Passageiros, do Plano de Ciclovias, bicicletas e Vias de Pedestres.

Alberto Franco lembrou também que o prefeito João Castelo é um homem de visão e que já pensava na bicicleta como meio de transporte alternativo. “Quando Castelo era governador do Estado ele já tinha isso em mente, quando ele fez a Cidade Operária construiu as ciclovias na Cidade Operária, porque era exatamente um meio de estimular o transporte de bicicletas", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário