quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Franco destaca harmonia na eleição dos dirigentes do TJ-MA


Em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira (23) da Assembleia, o deputado Alberto Franco (PMDB) destacou o clima de tranquilidade que marcou a eleição do Tribunal de Justiça do Maranhão na semana passada.
Para Franco, a escolha consensual em torno dos nomes dos desembargadores Jamil Miranda Gedeon Neto (eleito presidente), Cleonice Silva Freire (vice-presidente) e Antônio Guerreiro Júnior (corregedor-geral) foi um resgate da harmonia e paz que deve reinar no seio do Judiciário maranhense.

Segundo Alberto Franco, o resgate da harmonia e paz e, consequentemente, a eleição dos três desembargadores, é fruto da capacidade de articulação e conciliação do atual presidente do TJ, desembargador Raimundo Freire Cutrim. “O desembargador Cutrim soube administrar muito bem o Tribunal de Justiça e colaborou com a realização de uma eleição tranquila e com espírito de companheirismo”, avaliou Franco.

O deputado também elogiou a capacidade dos três desembargadores eleitos e disse acreditar que eles também farão uma ótima administração à frente do TJ.
Cartórios
Ainda durante o seu pronunciamento, Alberto Franco se mostrou contrário a uma possível extinção de cartórios no Maranhão. De acordo com ele, medida neste sentido foi tomada pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco que, em decisão recente, reduziu de 490 para 294 o número de cartórios no Estado.

“Sob o pretexto de exigir a realização de concurso público para a contratação de funcionários para os cartórios, a Corregedoria de Pernambuco está penalizando a população pobre com a extinção de mais de 200 cartórios localizados em cidades pequenas. Isso [extinção] é fruto da ganância de alguns que só querem a existência dos cartórios de alta lucratividade. Se esta medida for adotada aqui no Maranhão, pessoas carentes de municípios como Cururupu, Matinha, Cedral e Bacuri, por exemplo, também serão extremamente penalizadas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário