quarta-feira, 3 de março de 2010

Alberto Franco denuncia 'armação' para afastar juíza de Cururupu


O deputado Alberto Franco (PSDB) denunciou da tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (02), que há uma armação para afastar a juíza da Comarca de Cururupu, Lúcia Quadros, por ela ter afastado do cargo o prefeito de Serrano do Maranhão, Leocádio Rodrigues. Ele foi acusado pelo Ministério Público, com base em auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), de não ter aplicado milhões de reais em verbas federais destinados à realização de obras naquele município.

“O promotor de Cururupu não encontrou milhões de reais que foram repassados para a construção de escolas, poços artesianos, estradas vicinais em Serrano. Com base nessa investigação in loco, com fotos, filmagem e testemunha, foi feita a denúncia à juíza, que eu não conheço pessoalmente, mas tive o cuidado de investigar, de buscar a sua vida profissional como magistrada e descobri que ela é uma mulher sem uma mácula no seu curriculum, sempre promovida por merecimento, extremamente dedicada à judicatura. Diante da denúncia do Ministério Público, ela não tinha outro caminho a não ser afastar liminarmente o prefeito corrupto com as provas que estavam lá nos autos e depois no julgamento do mérito condenar o prefeito por improbidade”, argumentou Alberto Franco.

O deputado acrescentou que foram feitas várias tentativas para desfazer a decisão da juíza, que foi mantida até pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Mas o prefeito corrupto e uma quadrilha constituída no município de Serrano, com o líder sendo presidente da Câmara e o assessor especial que tratava das finanças do Município fizeram várias tentativas de afastar o vice, quase sempre nas vésperas de receber o dinheiro do Fundo de Participação. A cada liminar que era dada pelo Tribunal o senhor Leocádio assumia e sacava o dinheiro do município e sumia com o dinheiro. Temos gravações e provas testemunhais”, acusou ele.

Alberto Franco relatou ainda que o hoje corregedor da Justiça, desembargador Guerreiro Júnior, concedeu a mais recente liminar que devolveu o cargo de prefeito a Leocádio Rodrigues. “Ele voltou e sacou R$ 309 mil, à noite, no Banco do Brasil de Cururupu, e sumiu com o dinheiro. Vinte e quatro horas depois um ministro do STJ cassou essa liminar absurda e o vice voltou para o cargo. Agora abriram uma investigação contra a juíza, a partir da representação de 10 pessoas aliadas do prefeito corrupto e do vereador presidente da Câmara, também corrupto”, enfatizou.

Acrescentando que enviaram para a comarca de Cururupu o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos, Alberto Franco disse que o caso é gravíssimo. “Estão tentando forjar provas para afastar a juíza, para que seja designado outro juiz, para que o prefeito corrupto ou o presidente da Câmara assumam a prefeitura para continuar roubando o município, como está provado”, declarou.

Ainda segundo Alberto Franco, o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos quis obrigar uma das testemunhas a dizer coisas que ele não sabia e foi constrangido a tal ponto que não suportou a consciência e procurou o promotor para relatar o que havia acontecido. “Como é que se faz uma maldade dessas com uma juíza que devia receber do Tribunal e da Corregedoria uma medalha de honra ao mérito. O desembargador Guerreiro Júnior, que tem uma historia neste estado, não pode cair nessas cascas de banana desses picaretas bandidos que roubam o dinheiro público e inventam provas para tentar macular uma mulher honrada. Que o Tribunal dê a ela uma medalha de honra por ter tido a coragem de cassar um prefeito por improbidade. Que isso sirva de exemplo para outros magistrados punirem outros prefeitos corruptos”, finalizou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário