terça-feira, 9 de março de 2010

Metropolização: Franco elogia prefeitos Luis Fernando e Bia Venâncio


Foto:site prefeitura de São José de Ribamar


Agência Assembleia
Autor da lei que incluiu o município de Alcântara na Região Metropolitana de São Luís, o deputado Alberto Franco (PMDB) elogiou a iniciativa dos prefeitos Luis Fernando Silva (DEM) e Bia Venâncio (PDT) que firmaram pacto de gestão compartilhada entre as Prefeituras de São José de Ribamar e Paço do Lumiar visando melhorar os serviços de limpeza pública e iluminação pública nos bairros localizados nas áreas limítrofes entre os dois municípios.

“O Luis Fernando e a Bia estão de parabéns. Somente desta forma, unindo forças em prol dos munícipes, é que será possível melhorar os serviços públicos na Ilha de São Luís. Esta parceria entre o Luis Fernando e a Bia é real, forte e deve servir de exemplo para os demais prefeitos da Grande Ilha”, afirmou o deputado durante pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira (08) da Assembleia Legislativa.

Defensor da implantação de políticas públicas compartilhadas entre as Prefeituras da Grande Ilha, Alberto Franco voltou a afirmar que somente através do processo efetivo de metropolização será possível transformar a realidade de São Luís, Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.

“Não se pode mais pensar em administração isolada. Isso é prejudicial para a população e não contribui em nada para resolver problemas que afetam, por exemplo, o meio ambiente. Ao firmarem uma parceria que, inicialmente, atingirá os setores da limpeza e iluminação públicas, os prefeitos Luis Fernando e Bia Venâncio dão um passo importante”, disse.

O deputado afirmou, ainda, que deseja que este “sentimento de trabalhar unidos em favor do povo da Grande Ilha” floresça no coração do prefeito João Castelo (PSDB). “Espero que o prefeito Castelo se sensibilize e entre nesta corrente positiva em prol da metropolização”.

Na última sexta-feira, Luis Fernando e Bia Venâncio promoveram audiência pública na Maioba do Jenipapeiro, em São José de Ribamar, para explicar aos moradores do bairro como funcionará a parceria institucional entre as duas Prefeituras.

Neste primeiro momento, além da Maioba do Jenipapeiro, serão alvos dos trabalhos conjuntos das duas Prefeituras, que terão início ainda este mês, a Vila Pedro Careca e o Pau Deitado, ambos pertencentes a Paço do Lumiar, assim como a MA-201 (Estrada de Ribamar), cujos serviços de competência dos dois municípios (limpeza pública, manutenção de luminárias e do canteiro central) serão executados de forma parceira por equipes de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Na Vila Pedro Careca e Pau Deitado – os bairros ficam próximos da Sede administrativa do município de Ribamar – os serviços de limpeza e iluminação públicas continuarão sendo executados pela Prefeitura luminense. No entanto, serão fiscalizados e gerenciados pela Prefeitura de Ribamar. O inverso ocorrerá na Maioba do Jenipapeiro, bairro ribamarense que está mais próximo da Sede administrativa de Paço do Lumiar.

Vale ressaltar que a parceria entre as duas Prefeituras não implicará em novas despesas para as duas cidades e nem em quebra de contrato com as empresas que prestam serviços nestas áreas às duas administrações municipais.

A parceria formalizada entre os prefeitos é uma ação concreta de política pública compartilhada entre dois municípios da Região Metropolitana de São Luís. Além disso, é considerada como o pontapé inicial para a formalização de um amplo pacto intermunicipal envolvendo as cinco cidades da Grande Ilha (Ribamar, São Luís, Paço, Raposa e Alcântara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário