quarta-feira, 3 de março de 2010

Alberto Franco destaca necessidade de melhor tratamento do lixo



O deputado Alberto Franco (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (3 de março) para tratar mais uma vez da necessidade de se construir a central de coleta seletiva de lixo da grande ilha de São Luís, que atenderá também aos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O parlamentar é o presidente da Comissão de Meio Ambiente da AL e disse que a Casa já aprovou uma indicação de sua autoria, onde solicitou à governadora Roseana Sarney (PMDB), que em parceira com os prefeitos dos quatro municípios citados se construa a central de coleta seletiva de lixo. Franco informou que nenhum dos quatro municípios possuem um aterro sanitário, e sim, lixões a céu aberto, causando uma enorme degradação ambiental.
Para o deputado Alberto Franco toda essa degradação é de responsabilidade dessas prefeituras e que insistem em não aderir à metropolização. De acordo com Franco, se a região metropolitana funcionasse, “os prefeitos estariam trabalhando de mãos dadas com a governadora e teríamos uma Central de Coleta Seletiva de Lixo como já ocorre em vários estados e em várias capitais brasileiras,” ressaltou.

“Com essa Central vamos estar fazendo a reciclagem seletiva, a seleção do lixo e vamos estar diminuindo substancialmente, o impacto, o despejo desse lixo nos Aterros, além do que vamos estar gerando emprego para as pessoas, ganhando dinheiro.

Outro ponto destacado pelo deputado com a construção de uma central de coleta seletiva de lixo foi o da economia. Ele explica que hoje, através da seleção e da reciclagem, em outros estados o lixo custa dinheiro, geração de renda e empregos. “Enquanto aqui, o lixo serve apenas para degradar o meio ambiente e contaminar o lençol freático, que recebe todos os dias milhões de litros de chorume que os lixões produzem, jogando no lençol freático, contaminando o recurso hídrico da ilha que é pequena, e que daqui a alguns anos as futuras gerações estarão condenadas a sofrer com a escassez d’água, como nós já estamos sofrendo. Por quê? Por falta de ação efetiva, política voltada para preservar o nosso meio ambiente.”


METROPOLIZAÇÃO

O deputado Alberto Franco se diz decepcionado pelo fato do projeto de metropolização ainda não ter sido efetivado. Ele explica que em outros estados os prefeitos foram obrigados a trabalharem em regime de metrópole e que aqui isso ainda não aconteceu porque a constituição diz que a metropolização depende da adesão dos prefeitos e que por isso, ele acredita que ela nunca vai acontecer. E com isso a população fica prejudicada sem ter suas necessidades atendias pelo poder público.

“Foi um equívoco, um erro gravíssimo que os constituintes do Maranhão fizeram na nossa Constituição, quando colocaram que a região metropolitana, para nascer e se efetivar, depende da adesão dos prefeitos. Nós precisamos corrigir isso, porque senão os prefeitos nunca vão estar de mãos dadas, nunca vão trabalhar juntos para resolver os problemas cruciais do povo, e aí vamos estar deixando um legado negativo para as futuras gerações”, lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário